Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
  Notícias sobre Saúde  
     
     
 

Recanto dos Velhinhos de Valinhos vai implantar circuito funcional

 
     
  Valinhos 12 de março de 2010  
     
 

O Recanto dos Velhinhos de Valinhos adotou, desde 2007, a prática da musculação como atividade física regular para idosos e funcionários da instituição, com base na Política Nacional de Saúde do Idoso (PNSI). Devido à grande procura por parte dos idosos e mediante os resultados obtidos, os responsáveis pelo projeto­­ — a diretoria da instituição e o educador físico Daniel Simon — decidiram estender esta iniciativa com a implantação do circuito funcional, que será instalado em área anexa à musculação, ao ar livre.

Este novo espaço atenderá tanto os idosos com déficits cognitivos e físicos como os mais ativos, onde os movimentos de sentar, levantar, carregar, puxar, girar, empurrar, subir e descer escadas, serão reproduzidos em diversos aparelhos, trabalhando, dessa forma, a força, a resistência, o equilíbrio, a coordenação, a velocidade e a flexibilidade, de maneira eficiente e segura, possibilitando com isso a reabilitação e/ou a manutenção da capacidade funcional dos idosos, reduzindo substancialmente o risco de quedas.

Com a efetivação desta nova etapa, a instituição estará contribuindo de maneira significativa para que o período de incapacidades na vida dos idosos seja reduzido ou minimizado, melhorando sua qualidade de vida e possibilitando aos mesmos viver pelo maior tempo possível de forma autônoma, independente e psicologicamente saudável.

Para o presidente do Recanto dos Velhinhos Valdemar Pêra, essa será mais uma grande conquista para a entidade e também para os idosos da cidade que poderão se beneficiar da academia e do circuito funcional. “O momento é de busca pelos recursos e mais uma vez faço o apelo à comunidade, para que colabore e nos ajude a melhorar ainda mais a qualidade de vida dos nossos assistidos e dos idosos externos que nos procuram”.

A implantação deste projeto no Recanto foi uma iniciativa do educador físico Daniel Simon, que atua voluntariamente na instituição. De acordo com o depoimento de Daniel, “Logo após o término de uma especialização em geriatria na Faculdade de Medicina da USP, havia a necessidade de continuar pesquisando idosos fragilizados, e vi no Recanto o local ideal para a aplicação e a aquisição de novos conhecimentos, devido ao perfil dos idosos abrigados pela instituição. E hoje já são três anos pesquisando o efeito da força no cotidiano do idoso asilado”.

Inicialmente foi adquirido somente um equipamento onde vários exercícios poderiam ser executados e as aulas eram realizadas uma vez por semana, mas, devido à grande procura, os responsáveis pelo projeto viram-se obrigados a adquirir novos equipamentos, que foram doados por empresários da região, aumentaram o espaço da sala e estenderam o atendimento com a contratação da educadora física Célia Ferreira Araújo.

O diferencial da academia do Recanto dos Velhinhos de Valinhos são os equipamentos, que possuem como principal característica o sistema de graduação, que permite optar pela amplitude de movimento mais adequada, de acordo com as restrições físicas ou situações terapêuticas, propiciando maior segurança e eficiência nos exercícios, além de acentuado conforto nas articulações.

Atualmente são atendidos na academia do Recanto os idosos internos, os funcionários e alguns idosos externos, que, após passarem por uma avaliação, são incluídos num programa de treinamento e pagam pela prestação de serviço como em qualquer academia da cidade, com o diferencial no atendimento personalizado.

De acordo com Daniel, o sucesso deste projeto deve-se principalmente a coragem dos Diretores na sua implantação, na contratação de profissionais especializados e, em breve, o Recanto dos Velhinhos de Valinhos poderá se tornar referência nacional no atendimento ao idoso asilado.

 
   
   
  Ler mais Notícias sobre Saúde